ESTA FOI UMA RESPOSTA DADA AO LIDER DO MOVIMENTO QUE DENOMINEI COMO "IGREJA SEM TEMPLO".
De acordo com este lider não podemos congregar em templos porque anteriormente se congregava em casas e na dispensação de Cristo não existe mais templo. Eles se baseam no seguinte verso:
(Luc 21-6) diz:
Quanto a isto que vedes, dias virão em que não se deixará aqui pedra sobre pedra, que não seja derribada.
De acordo com este movimento este é o motivo pelo qual não se deve mais congregar em templos porque O verdadeiro templos é Cristo que disse em três dias o levantarei (João 2:21) Aqui Jesus se referia ao santuario de seu corpo.
Portanto é errado para este movimento o congregar em templo, porque o nosso templo agora é Cristo. E que Deus não habita em templos feitos por mãos humanas. (Atos 17:24) e por este motivo temos que congregar em casas. Agora vejam a resposta dada ao lider deste movimento a segui:
TENDO O SEGUINTE TEMA:
PORQUE NÃO É ERRADO CONGREGAR A IGREJA EM UM LOCAL QUE PODE TAMBÉM SER CHAMADO DE TEMPLO OU CAPELA DE ACORDO COM A BÍBLIA.
A seguir esta um resumo deste assunto para que você possa meditar e quem sabe compreender as verdades que estão contidas nas escrituras.
Antes de qualquer coisa gostaria de deixar claro que tudo que está escrito aqui não são de minha própria mente, não são os meus pensamentos e porque?
Salmos (94:11) diz:
O Senhor conhece todos os pensamentos do homem, que são vaidade.
Os nossos pensamentos são vaidades... Que isso implica? Impilca que os pensamentos de Deus são totalmente diferentes dos nossos, são superiores e porque? (Isaias 55:8) diz:
Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.
Os pensamentos de Deus não é igual aos pensamentos do homem, nem os caminhos de Deus igual aos caminhos do homem.
As escrituras são as palavras de Deus, se são palavras de Deus então são os pensamentos de Deus que estão contidos... Eis aí o motivo de muitas pessoas errarem em seus ensinamentos e porque? Porque elas querem por os seus pensamentos dentro dos pensamentos de Deus. Como se o que Deus pensou e ordenou que fosse escrito não fosse susficiente.
De acordo com as escrituras quando alguém não se conforma com as palvras de nosso Sr. Jesus Cristo e com a sã doutrina que é segundo a piedade é soberbo e nada sabe mais apenas delira. (1 tim 6:3-4) diz: Se alguém ensina outra doutrina diversa e não se conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com a doutrina que é segundo a piedade é soberbo e nada sabe...
Portanto não podemos introduzir os nossos pensamentos dentro das palavras de Deus, porque os nossos pensamentos são apenas vaidade.
Acrescentar palavras dentro das palavras de Deus é proíbido por Deus
(Prov 30:6) diz:
Nada acrescenteis as suas palavras para que tu não sejas repreendido e achado mentiroso.
Então como deve ser o nosso procedimento ao pesquisar ao meditar a Bíblia?
Se temos dúvidas sobre qualquer assunto devemos fazer o seguinte
(Isaias 34:16) diz:
Buscai no livro do Senhor e lede nenhuma destas coisas faltará...
A Bíblia tem todas as respostas concernentes a nossa fé e foi a própria boca do Senhor quem ordenou isso, buscai no livro do Senhor e lede. O que acontece quando buscamos no livro do Senhor? Nenhuma destas coisas faltará.
Observe o conteúdo do verso ainda tem mais... O Verso diz buscai e lede... Ele não diz buscai e interpretai. Ele diz buscai e lede. O problema é que as pessoas querem interpretar algo que esta fora do alcance dos seus pensamentos. Os pensamentos de Deus não são os nossos pensamentos...
Para que entendamos as palavras de Deus é o próprio Deus quem deve dar as interpretações e não nós para isso devemos buscar no livro do Senhor e ler... Para provar
(2 Ped 1:20-21) diz:
Sabendo primeiramente isto, que nehuma profecia das escrituras é de particular interpretação, Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mais os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espirito Santo.
Um verso dará luz a outro verso e o entendimento chegará.
Para obtermos uma resposta perfeita em nossa busca devemos seguir o seguinte conselho. (1 ped 4:11) diz:
Se alguém falar fale segundo as palavras de Deus...
Quando falamos nossas palavras devem estar de acordo com as palavras de Deus. Agora se o que falamos não esta de acordo com as palavras de Deus então são apenas pensamentos de vaidade. E não será de proveito algum.
Agora façamos o seguinte:
Você disse que o local certo onde os Cristãos devem se reunir é em casas e que portanto se reunir em outro local que não seja em casas é errado, e você citou o verso que diz que Deus não habita em templos feito por mãos humanas. Espero que você concorde com isto que você disse. Porque anteriormente você afirmou algo e depois disse que não era assim, ou seja você mudou...
Vamos sujeitar este pensamento aos escritos.
Você indicou um verso que diz que Deus não habita em templos feitos por mãos humanas Correto? Isto é verdade? Sim, pois, esse verso é verdadeiro. Agora vamos analisar que templo é esse que o Apostolo Paulo disse que Deus não habita.
(Atos 17:24).
O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo ele Senhor do Céu e da terra. Não habita em templos feitos por mãos humanas.
Se nós usarmos um pouquinho o nosso Cerébro perceberemos o conteúdo deste verso.
De acordo com você por causa deste verso Deus não habita em templos feitos por mãos humanas Correto? E de acordo com você os cultos devem ser feitos nas casas porque Deus não habita em templos feitos por mãos humanas.
Agora eu pergunto quais foram as mãos que construíram as casas onde vocês cultuam? Será que Deus desceu lá de cima pelas suas próprias mãos, ele mesmo construiu e disse é aqui que vocês devem cultuar nessas casas que eu mesmo construí porque eu não habito em locais que foram construídos por mãos de homens?
Será que foi isso que Paulo quis dizer, isso?
Desculpe mais isto chega ser até estupido amigo. Assim ele mesmo se contradiz. Se a conclusão, se o que devemos entender é isso então ele disse uma coisa e fez outra.
Porque as casas onde inicalmente eles começaram o trabalho também foram construídas pelas mãos humanas amigo. Realmente incialmente quando o evangelho ainda estava sendo propagado, eram poucas as pessoas, e então eles começaram em casas, por serem poucas as pessoas. Mais depois que Deus agregava as almas e elas se multiplicavam já náo era mais em casas que eles se reuniam. Vamos ver uma prova disso:
(Atos 2:39-46) diz:
Porque a promessa vos pertence a vós, aos vossos filhos, a todos os que estão longe, e todos quantos o senhor nosso Deus chamar, e com muitas outras palavras os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa de sorte que foram batizados os que receberam a palavra e naquele dia agregaram-se quase três mil almas; E perseveravam na doutrina dos Apostolos Na comunhaão e no partir do pão e nas orações... ... Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum e vendiam suas propriedades e bens e os repartiam por todos segundo a necessidade de cada um, E, perserverando Unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa com singeleza de coração.
Imagine quase três mil almas dentro de uma casa. De acordo com o próprio verso eles perserveravam todos os dias no Templo...
Eles estavam no templo e não em alguma casa. Ou ainda mais se fossem grupos cada um na sua casa louvando a Deus, se cada um tivesse na sua casa, Eles não estariam todos unidos, o verso diz todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum... Até mesmo depois de terem repartido suas propriedades e bens quando eles iam para casa, eles partiam o pão com singeleza de coração, ou seja eles partilhavam de suas refeições com os necessitados como descrito no verso 46.
Será que seria possível que eles estivessem em alguma residência? A resposta é não. Era no templo que eles estavam. Será que devemos dúvidar de joão? Ou de Lucas que foi o escritor de Atos? Não, e porque? Vamos ver esta respota na Biblia.
(Luc 1:1-3) diz:
Visto que muitos tem empreendido fazer uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, segundo no-los transmitiram os que desde o principio foram testemunhas oculares e ministros da palavra. Também a mim, depois de haver insvestido tudo cuidadosamente desde o começo pareceu-me bem ó excelentissímo Teófilo escrever-te uma narração em ordem.
Portanto o que consta em (Atos 2:46) é verdadeiro, eles estavam perserverando unânimes todos os dias no templo.
Existiam Igreja em casas sim, mais este não era um mandamento de nosso Senhor Jesus Cristo você não pode ler um verso apenas que diga que isto é uma doutrina, e que é errado se reunir em um local maior onde comporte todos os irmãos em um só lugar, em cada cidade onde a congregação estava estabelecida.
Nossa Igreja tem um centro de Convenções em Apalit nas Filipinas que em nossas reuniões comporta mais de 150,000 mil pessoas. Imagine como é que caberia dentro de uma casa? Isso é loucura. É falta de bom senso amigo. Por ex: Os crentes de corinto se reunia onde? Em casas? Será que isso pode ser lido na Bíblia? Vamos aplicar a ordem do Senhor (Isaias 34:16) Buscai no livro do Senhor e lede. Não amigo não existe. Agora eu vou mostrar um verso, e eu quero que você diga se o local onde eles estavam reunidos era em casas?
(1 cor 11:19-21) diz:
E até importa que haja entre vós facções para que os que são aprovados se manifestem, de sorte que quando vos ajuntais num mesmo lugar...
De sorte que quando vos ajuntais num mesmo lugar. Que lugar é este que o Apostolo se refere? Casas? Vamos continuar verso 21 diz;
Porque quando comeis cada um toma antecipadamente a sua prórpria ceia; E assim um fica com fome e o outro se embriaga, Não tendes porventuras casas onde comer e beber? Ou Desprezais a Igreja de Deus? E envergonhais os que nada tem?
Será que podemos afirmar que o local aqui eram suas casas? Não e porque? Não tendes porventura casas onde comer? Isto implica que não era em casas? Que eles estavam, mais sim em um local que comportassem todos eles juntos reunidos a fim de louvarem, Para provar vamos continuar. (1 cor 11:34) diz:
Se algum tiver fome coma em casa, afim de que não vos reunais para a condenação vossa.
Portanto se trata de locais diferentes aqui o Apostolo diz antes de vocês se reunirem comam em casa, a fim de que quando vocês forem ao local de reunião não fossem condenados.
Para provar mais ainda vamos ver outro verso.
(Heb 10:24-25) diz:
E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e as boas obras. Não abandonando a vossa congregação como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros...
Observe atentamente a este verso e me responda. O Apostolo diz: Não abandonando a vossa congregação como é costume de alguns...
Será que o Apostolo estava dizendo que existiam pessoas que tinham o costume de abandonar suas casas? Não abandonando as vossas casas? Se eles se congregassem em casas? Será que o Apostolo iria exorta-los a não abandonar suas casas?. Isto não faz sentido amigo, se trata aqui de dois locais diferentes. Na verdade existiam aqueles que estavam em suas casas... E o Apostolo exortou aquelesque estavam no loval de reunião seja um Centro de Convénções seja um templo ou uma capela, a não abandonarem a congregação imitando assim aqueles que haviam deixado de ir ao local onde todos os outros se reuniam e agora estavam em casa.
Vamos ver mais uma prova.
(1 cor 14:34-35) diz:
As mulheres estejam caladas nas Igrejas; Porque não lhes é permitido falar; mas estejam submissas como também ordena a lei. E. Se querem aprender alguma coisa perguntem em casa a seus próprios maridos; Porque é indecoroso a mulher o falar na Igreja.
Me diga uma coisa o Apostolo aqui exorta as mulheres dizendo que não é permitido falar na Igreja; As mulheres estejam caladas nas Igrejas... Mas se querem aprender alguma coisa perguntem em casa a seus próprios maridos., Será que se trata do mesmo local aqui?
Se o local de que Paulo diz que não era permitido falar fosse suas casas, que sentido teria ele dizer mas se querem aprender perguntem quando chegarem em casa, sendo que elas já estavam em casa? Tem que querer complicar muito para se basear nisso amigo.
Eles se reuniam sim em casas, mais depois que o grupo crescia eles logicamente iam para um local onde comportassem a todos, e era esse local que Paulo disse: Não abandonem a vossa congregação. E isto sim é um mandamento. O Mandamento é não abandonar a congregação.
E não, "abandonem suas casas"! O que passar disso amigo, não deve ser aplicado e porque?
Porque não poderá ser provado com versos da Biblia e fazer isto, constitui um acréscimo.
Isto não significa que o local onde elas vão se reunir e que comportem a todos é que é o Templo onde Deus habita.
Pois Deus habita em nós os templos que não foram construídos por mãos humanas agora nós. Nós precisamos de um local para nos reunirmos um local que comporte a todos em cada cidade onde a Igreja estiver estabelecida. Não é Deus que vai habitar no templo feito pelo homem e sim nós. E porque? Porque se essa for a conclusão em também não poderemos nos reunir em casas, porque também foi construída por mãos humanas a não ser que vc creia que Deus desceu e ele mesmo construiu as casas de vcs.
Este foi um resumo deste assunto que espero ter esclarecido a todos os interessados. Que Deus aben

Nenhum comentário:
Postar um comentário